Re: nfs e sudo: furo de segurança???

Marcos Vinicius Lazarini wrote:

> [...]
>
> Mesmo que do jeito normal isso não seja possivel, sei que é muito
> facil vc furar o esquema de proteção do NFS se vc for root no cliente.

É assim mesmo, e tem que ser, quando se trata de Unix e NFS:
http://nfs.sourceforge.net/nfs-howto/security.html

> Se vc está desconfiado, talvez seja mais interessante fazer uma
> experiencia e montar as particoes via SMBFS [...]

SMBFS é uma alternativa interessante, orientada para montar
compartilhamentos de /usuário/. O NFS foi pensado para compartilhamento
entre /máquinas/, onde nenhum usuário comum teria acesso de "root".

Ou então você pode usar algo mais moderno, como o sistema de arquivos de
rede Coda, que tem inclusive pacotes para Debian:
http://www.coda.cs.cmu.edu/index.html
http://www.coda.cs.cmu.edu/mirrors.html

[]s,

--