Re: Shorewall x Firestarter x Firewall Builder

On Wed, 5 Jan 2005 17:24:42 -0200, Leandro wrote:

> Depois, quando souber *muito bem* o que é e como funciona o iptables e
> a filtragem de pacotes, talvez ai eu ache esses programas muito úteis
> para ganhar produtividade. Mas duvido muito que isso seja mais rápido
> que escrever as próprias regras.

É mais rápido se você precisa ter certeza de que a implantação de uma
política de segurança complexa está correta.

Uma ferramenta como o Firewall Builder oferece uma representação simples
e intuitiva das regras de filtragem. O resultado é mais segurança.

> Meu firewall tem 10 linhas. Peguei de um exemplo do manual do iptables
> e adaptei ao que precisava. Gastei menos tempo para entender isso do
> que gastaria aprendendo a usar outro programa.

É verdade. Você não precisa do Firewall Builder para gerenciar um
"firewall" só, com uma política simples de filtragem.

> [...]
> Mas, de qualquer modo, é algo muito pessoal esse tipo de escolha.

Na verdade, não é. Depende do objetivo. Martelos para pregos e
chaves-de-fenda para parafusos.

[]s,

--
André Carezia