Re: Shorewall

Fabio,

Vc esta certo. Sem ingles aqui nao vai longe nao. Mas vamos a algumas
dicas:

- Nao sei por que o debian nao coloca os exemplos de configuração
no /etc/shorewall. Os arquivos de exemplo são muito bons, sendo que sao
bastante comentados. Mas eles estao na sua maquina, sendo que vc deve
executar o seguinte comando:

cp /usr/share/doc/shorewall/default-config/* /etc/shorewall/

- Edite primeiro o arquivo /etc/shorewall/zones, sendo que vc deve
configurar as zonas de trabalho que vcs utiliizarao.

- Edite o arquivo interfaces e associe a zona com a interface. Note que
vc tambem pode definir algumas regras de proteção e comportametno das
regras neste arquivo.

- Edite o arquivo policy e defina a polica padrao de trafego entre as
zonas. Note que a zona FW é a tua propria maquina e ALL são todas as
zonas.

- Edite o arquivo rules e la defina as regras. O arquivo é por si um
manual completo.

- Se for utilizar mas(q|c)aramento, edite o arquivo masq e la coloque as
regras para fazer o masquerade.

- como abaixo, edite o /etc/default/shorewall e abilite o shorewall

- execute o shorewall start

se estiver utdo ok, ja teras entao um software de firewall funcionando,
e por sinal muito bom.

um abraco

Claudio Jr.

--