Re: [Off-Topic] IPtables rota por porta de destino

On Tue, 4 Jan 2005 17:35:45 -0200, Júlio César de Magalhães
<jcesar@fnde.gov.br> wrote:
> Senhores, estou querendo que todo o tráfego da minha máquina com destino a porta 995 use outro gateway. Para isso estou usando  a seguinte sintaxe do iptables:
> iptables -A OUTPUT -p tcp --dport  995 -j ROUTE --gw x.x.x.x
>
> Sempre após executar tal comando a seguinte mensagem é apresentada:
> iptables: No chain/target/match by that name
>
> Alguém saberia dizer se a sintaxe está errada ou está faltando carregar algum modulo do kernel ?
>
> Thanks a lot

Desconheço a chain ROUTE dentre as chains padrão do iptables.

Provavelmente o mais correto pra fazer o que você pretende seria o comando:
iptables -t nat -A OUTPUT -p tcp -o eth0 --dport 995 -j SNAT --to x.x.x.x

Para que isso funcione como o esperado, a interface que tem a rota
padrão para o gateway deve ser eth0 (troque se não for o caso) e o ip
no lugar de x.x.x.x é o ip dessa interface.
Caso isso não solucione, "talvez" seja necessário usar um pouco de
roteamento do kernel com iproute2, que pode tomar decisões de rotas
com base nas portas.