Re:DHCP server no DEBIAN

> Pessoal,
>
> Alguém conhece algum comando ou forma que através do
servidor DHCP eu
> possa retirar um IP distribuido para uma estação ?
> Eu quero forçar essa estação receber um novo IP, mas sem
precisar ir até
> a estação.
>
> Obrigado,
> Hugo

listmaster@lists.debian.org

Boa noite.

Não sei se entendi direito.. mas pelo que vc está relatando
parece que seu "dhcpd.conf" está com um pequeno erro.
Explicando: no DHCP3 (e nos outros eu acho)é possível
atribuir ip's de duas formas basicamente:
de forma dinâmica utilizando os parâmetro "range IP_inicio
IP_final;" dentro de uma subnet, ou group, etc.
O que acontece com frequência é que os IP's que são
atribuídos manualmente as interfaces utilizando seu mac-
address estão dentro deste range,o que gera conflito com os
IP's configurados dinâmicamente.
A maneira mais simples de contornar o problema é definir um
range (faixa de ip's) diferentes para as estações realmente
dinâmicas e as que você deseja que tenham IP "fixo", mas
lembrando sempre que os dois ranges devem pertencer a mesma
classe e máscara.
ex: range 192.168.0.10 192.168.0.30
e nas interfaces
host tux {