Re: Imagem HD!

Ciao Eduardo
Eduardo Tadeu da Silva wrote:

Marlon para importar essa imagem novamente em uma
Máquina que a configuração seja a mesma...  É so
utilizar o mount ou devo realizar outros passos??

Eu inicializo com um live CD (Knoppix, LinuxRescue, etc) e
sigo os seguintes passos:
1. Limpar um pouco a particao:
   # mkfs.<tipo do sistema de arquivos> /dev/<particao>
2. copiar os dados da imagem para a particao:
   # dd if=<endereco da imagem> of=/dev/<particao>
3. montar a particao e as sub ou super particoes:
# mkdir /hd && mount /dev/<particao> /hd [ && mount /dev/<particao /home> /hd/home ]
4. montar o proc:
   # mount -o bind /proc /hd/proc
5. mudar o root desse console para a particao:
   # chroot  /hd  /bin/bash
6. inicializar variaveis ..
   $ source /etc/profile
7. Editar o gestor de inicializacao  ( Eu ainda uso o LILO!!  )
   $ nano /etc/lilo.conf ##(tuas opcoes)
   $ lilo
8. Editar o fstab .. adicionar usuarios.. configurar a rede .. o samba .. nfs .. limpar os ~/.ssh/known_hosts .. e tudo o mais .. de acordo com o gosto ou a necessidade.. e :
   $ exit
   # init 6

Quando reinicializares a maquina tens tudo pronto.. se eu nao esqueci de nada e tu tambem nao .

Obrigado.

De nada ..
Abracos ..

--- Marlon Nerling <marlon.nerling@thurweb.ch>
escreveu:
Ciao Eduardo a maneira mais pratica 'e:

# dd if=<posicao do HD> of=<nome da imagem>

por exemplo:

# dd if=/dev/hda
of=/home/eduardo/imagem_hda_eduardo.img
eu faria imagens separadas das particoes:

# dd if=/dev/hda1
of=/home/eduardo/imagem_hda1_eduardo.img

depois voce pode montar esta imagem como quizer e
acessa-la:

# mount -o loop -t <file system da particao> /home/eduardo/imagem_hda1_eduardo.img <ponto de
montagem>

Bem simples
Abracos
Eduardo Tadeu da Silva wrote:

Queria criar um repositório de imagens(backups) das
máquinas da rede. Como procedo para gerar uma
imagem
do meu HD?

Obrigado.

=====