install cd rom mitsumi 54X

Olá a todos.
Bom galera estou enfentando dificuldades para instalar o debian aqui em um pc antigo.
A configuração dele é a seguinte:
- Processador Cyrix media gxm 266
- 64 + 32 (2 pentes de memória) = 96 mb de ram
- 4 GB de HD
- Placa de vídeio on board Cyrix Media GXM express
- Placa de som On Board
- CD ROM Mitsumi 54X

O problema é o seguinte, quando a instalação tenta detectar hardwares de cdrom(ou drives não me lembro) ele trava em exatos 86% sempre. Com a segunite mensagem "IDE-ATAPI LINUX"...

O que será? Me ajudem é que eu quero dar alguma utlidade pra esse PC que já tem uns 6 anos e a única opção é usar o linux porque o Win 98 já está difícil.

Willian Cézar Nonato
Cáceres/Cuiabá - MT