FORA - conectividade com banco de dados

Saudações a todos.

desculpem o off. mas como tem a ver com linux e Debian, acho que é pertinente.

Seguinte:

Tenho um aplicativo que desenvolvi para windows, já se vão 8 anos, que faz conexão com base de dados Access utilizando ODBC e DAO.

Estou adequando este aplicativo para se conectar a base de dados SQL que irá rodar em servidor linux (Debian) e windows, dependendo do caso. Escolhi o PostgreSQL como servidor, embora em alguns casos o servidor será o da Microsoft (por incrível que pareça, em órgão público...). Também está em meus planos migrar o aplicativo para Linux, o que vai demandar um bom trabalho, pois foi desenvolvido utilizando o MFC da Microsoft, em C++.

Uma das tabelas contem um cadastro, utilizado apenas para consulta e mantido (atualizado) semanalmente, cujo tamanho beira os 20 milhões de registros. São cerca de 10 estações de trabalho acessando as bases de dados, simultâneamente.

Bom, este é o cenário.

Minha dúvida reside na eficiência e portabilidade do método de conexão do aplicativo (sempre em C e C++) com as bases de dados, desde SQL embutido, passando por drivers ODBC, biblioteca psql (do próprio Postgre). Num primeiro momento fico inclinado a utilizar ODBC, o que vai me facilitar a migração, mas fico em dúvida qdo olho para o futuro planejado, qdo espero migrar o sistema todo para Linux, que provávelmente vai conviver com o mesmo rodando em Windows.

Seria a conexão via ODBC uma boa escolha? Não tenho experiência nenhuma com ODBC em Linux.

Agradeço quem possa ajudar na dúvida.

Vinicius
PS: comprei o livro "Beginning Databases with PostgreSQL", muito bom para iniciar no Postgre e no próprio SQL.