Re: NFS instável (UPDATE!)

Estive verificando aqui nos logs e encontrei alguma coisa. Não acredito nem que seja a pista mais correta, mas
parece que aponta para algum lugar pelo menos.

No meu /var/log/syslog, eu encontrei as seguintes entradas:

Dec 22 07:08:32 arqtte kernel: nsm_mon_unmon: rpc failed, status=-13
Dec 22 07:08:40 arqtte kernel: lockd: cannot monitor 192.168.3.31
Dec 21 06:26:39 arqtte rpc.statd[2088]: Received erroneous SM_UNMON request from arqtte for 192.168.3.31

Outra novidade: Encontrei um thread no bug report do NFS que menciona sobre problemas na versão 1.0.6,
disponível na Sarge. O thread completo vocês podem encontrar aqui:

Neste documento, vocês podem encontrar um link apontando para o bug report, que mostra:

http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=165744&archive=yes

Também encontrei por aí que podem ser problemas nas permissões de acesso do rpc.statd para o diretório
/var/lib/nfs. Infelizmente não acredito que este seja o problema, porque não existe nada sobre isso no log ou
mensagens de erro. Para fins de desencargo de consciência do administrador de redes, joguei um 777 lá e mesmo
assim não funcionou.

Meu problema é muito parecido com o desse viadinho aqui:
http://64.233.167.104/search?q=cache:U96TV-mzKxwJ:newsgroups.linuxbroker.com/index.php%3Ftab%3Dcom%26newsgroup%3Dcomp.os.linux.networking%26article%3D11340+%22Received+erroneous+SM_UNMON%22&hl=pt-BR

A única diferença é que eu não uso Solaris na minha rede...

Bom, o que eu posso mostrar de resultado é isso. Eu vou ver se eu instalo os pacotes nfs-kernel-server e
nfs-common da testing. Se não der por problemas de dependência, eu vou procurar no backports.org e posto o
resultado.

Um abraço!