acentuacao no Gnome .. cedilha .. (e no Blackbox)

Tenho uns 5 micros que uso configurados com Debian Unstable/Stable e
todos estao configurados (provavelmente) da mesma forma..

Uso o teclado us_intl habilitado com deadkeys da seguinte forma:
Section "InputDevice"
        Identifier  "Keyboard0"
        Driver      "keyboard"
        Option          "CoreKeyboard"
        Option          "XkbRules"      "xfree86"
        Option          "XkbModel"      "pc105"
#       Option          "XkbLayout"     "us_intl"
EndSection

E no Gnome estah selecionado o "U.S. English International (with
deadkeys)" ..
Problema: todos os acentos funcionam ok, o unico problema eh que o
quando vou inserir um c com cedilha, em alguns (todos?) programas entra
um c com acendo agudo em cima...

Alguem sabe como corrigir isto? Eh chato ter que usar um character
picker para escrever textos, como estou fazendo ...

No blackbox estou sem deadkeys.. alguem sabe como configurar? Nao seria
melhor eu aplicar essa config direto no X?

--

[]
JA Tavares