Re: Fwd: Iptables com 1 placa de rede

Oi Guilhermo:

Se o Switch aceitar a configuração de vlans pode sim usar um switch só. Ainda
mais se a vlan default estiver isolada.

Mas você tem razão. O maior problema em si é a falta de detalhes sobre a
topologia e o objetivo da rede como um todo. temos que saber como vai
funcionar a rede e para que vai funcionar a rede. Uma delas tem acesso a
internet? a outra vai acessar a internet por ela? Como são os clientes? Os
usuário tem acesso à configuração das máquinas clientes?

Em nenhum momento a segurança foi levantada como requisito. A pergunta era se
o ele iria precisar do NAT e do IPTABLES. A resposta é não. Ele vai precisar
configurar o roteamento entre as redes. Se ele disser que precisa fazer isso
com segurança, aí o IPTABLES entra como ferramenta, e talvez até o NAT. Mas
pelo que o Harlei descreveu o NAT em si deve ser feito por outra máquina com
acesso a Internet.

> É possível, mas o que não é recomendável é a topologia da rede, não o
> roteamento. Ter duas redes no mesmo switch não evita o trafico entre as
> redes; qualquer usuário pode trocar seu endereço por um da outra rede e
> automáticamente está nela;

De qualquer forma seu alerta é importante e deve ser levado em conta. Se a
segurançafor um item importante o que o Guilhermo falou é capital. Ainda mais
se em vez de Switch suas redes rodarem com HUB's.

Abraços, Artur.

--
Artur F. Pimentel
Analista de Suporte