Re: debian no carro

Respondendo a minha mensagem depois de ter refletivo um pouco a
respeito..

Acho que o ideal seria colocar um laptop no porta malas mesmo..
lah estariam os cabos para o LCD no painel, para um mouse, para o
amplificador e para a energia.

> - problemas:
>   - encontrar o LCD e teclado..

Encontrar um LCD com uma resolucao "legivel" jah verifiquei que eh
complicado.

Nao precisa de teclado..
A principio um trackball com um "character picker" para emergencias eh o
suficiente :)

>   - como conseguir a energia..?

Tenho um DC to AC converter de ligar no isqueiro.. Facilmente eu poderia
colocar um fio maior nele e coloca-lo no porta-malas.. Poderia tambem
cortar o fio do plug do isqueiro e solda-lo diretamente na fiacao do
isqueiro do carro. Esse conversor coloca 80Watts e ficaria no
porta-malas.

Com a opcao do laptop, eu o utilizaria tambem para outras finalidades e
nao somente para uso no carro. A ideia de coloca-lo no porta-malas
somente deixaria mais pratico o seu uso no inteirior do carro..

Um sistema de controle para o carro viria num segundo momento, mas
exigiria tempo que nao sei se tenho.. :)

Nao me preocuparia em gastar mais de 1500 se fosse em um laptop que
teria outras utilidades para mim. Problema: roubo.. deixar um laptop no
interior do carro..
Quanto ao laptop em si, nao sei se o drive de dvd dele aguentaria as
vibracoes do carro.. Nao sei se eu nao estragaria a bateria dele e tem
questoes referentes ao hibernate no linux a serem analisadas.

O meu carro, quando vou virar o arranque, ele corta a energia de tudo.
Obrigatoriamente eu teria que usar o laptop com a bateria no lugar
sempre.

Quanto ao hibernate. Um suspend to disk seria o ideal. Uma configuracao
do tipo kioski que entra direto num X pre-configurado pra usar no carro
seria bem pratico. Problema: mandar hibernar seria facil, "apm -s" que
pode ser ateh um icone.. Mas e para ele voltar?? O wake-on-lan,
wake-on-keypress ou sei lah o que funcionam quando o notebook estah
hibernado? Nao quero ter que apertar o botao de power toda vez que for
acordar o bicho :)

--

[]
JA Tavares