Re: debian no carro

1500?
se conseguir passa a bola :D

On 12/17/05, Cesar <crgimenes@terra.com.br> wrote:
Oi!

Em Sexta 16 Dezembro 2005 14:40, Datacom - Tavares escreveu:
> a meses estou "projetando" um sistema pra colocar no carro..
> nao tou afim de algo pronto e limitado tipo dvdplayer ou outra coisa q
> custe uma fortuna..

Eu estou trabalhando em uma idéia similar a algum tempo, podemos juntar forças
em um projeto só. Algumas das suas duvidas eu já consegui resolver no meu
projeto.

No momento estou trabalhando na interface para fazer o PC falar com o sistema
de OBD (On-Board Diagnostics) do carro, assim da para ler muitos dados
interessantes como o giro do motor e muitos outros sensores. Claro que para
funcionar o carro tem que ter uma interface OBD (adotado pela maioria das
montadoras européias e americanas de 96 para cá), mas não é muito fácil...
principalmente para caras como eu que não querem comprar o PIC pronto só
porque é código fechado :D (essa é a ultima alternativa).

Meu projeto esta andando devagar por enquanto porque gastei uma fortuna em
peças esse mês e estou dando um tempo com os gastos com o carro por enquanto,
mas estou trabalhando nos programas/interfaces, etc.

> - gabinete mini (regulando com um mini-mac em tamanho)

Para meu projeto eu arrumei um velho thinkpad, arranquei tudo que não queria,
o que sobrou é tão pequeno que cabe em qualquer lugar, mas meu projeto
envolve mais de um computador, na verdade esse é o primário que vai ficar
permanentemente no carro, tenho um outro thinkpad novo que vai fazer uma rede
com o primeiro e eu vou "docar" no carro.

> - LCD pequeno (~7")

Também estou procurando, o pior não é o LCD, é a interface compatível com VGA
que esta sendo o problema.
Estou brincando com umas idéias para implementar um "heads up display" é bem
interessante e relativamente simples de construir.

> - mouse trackball (em baixo do freio de mao..)

Bom eu não pretendo usar mouse, estou testando um sistema para comando vocal e
quem sabe se a grana permitir uma tela sensível ao toque...

> - cpu > 1GHz (custo-beneficio)

Lembre que você vai ter que refrigerar isso e um carro sob o Sol fica bem
quente... ficar preso no transito com tudo funcionando pode ser bem ruim para
o PC. Eu resolvi esse problema usando clock baixo e sistemas para notebook
que além do consumo menor também fica menos quente.

> - 256-512MB RAM
RAM quanto mais melhor... :D

> - HD (pode ser externo USB)

HD é ruim, você vai ter que fazer um belo sistema para amortecer as vibrações
do carro, solavancos quando passar sobre buracos, valas, lombadas... resolvi
esse problema eliminando peças móveis. no lugar do HD vai um cartão de
memória flash, é mais lento e tem menos capacidade, mas resolve o problema.

> - teclado USB thumb keyboard, tipo este:
> http://linitx.com/product_info.php?products_id=779

Bem legal!

> - video com saida vga e composite

As saídas é que estão sendo um problema para mim. :(

> - placa de som boa

A que veio on-board no note :D

> - leitor de DVD (opcional no gabinete) (posso descolar uma gaveta usb
> externa e colocar um drive) (Vai ficar pulando?)

Se não for automotivo vai pular sim.

> - fonte de energia, como fazer?

Depois de muita consideração tive que admitir que a idéia que eu menos gosto é
a melhor ... usar um inversor. Desperdiça mais energia que fazer uma fonte
especializada mas é a que tem menor custo e melhor flexibilidade. (pelo menos
até eu encontrar algo melhor)

> - wi-fi e fast-eth

Já estou com o sistema wireless. É assim que a rede do carro acessa a rede da
casa... além disso tem alguns lugares com acesso wireless grátis aqui
perto :D

> - bluetooth (opcional)

Também quero mas vai ser resolvido simplesmente espetando um chavero USB <=>
bluetooth, como meu celular ainda não tem bluetooth não estou com pressa.

> - debian unstable

Estou usando a testing com algumas coisas da unstable e provavelmente vou usar
a DSL ( http://www.damnsmalllinux.org ) no thinkpad que fica no carro o tempo
todo.

>   - onde instalar o gabinete (em baixo do banco ou porta-malas?)

Depende muito do carro... na minha Blazer não falta espaço para esconder os
sistemas. :D
O maior problema é que o gabinete e a maioria dos cabos tem que ser blindado
contra ridos, resistente a calor e a vibrações. E é uma ótima idéia proteger
contra curtos e sobrecargas também.

> tudo isso com menos de 1500 reais.. :)
> eh possivel? vale a pena?

Como estou fazendo por hobby não estou contando custo mas também não tenho
prazo para terminar :D Se sua intenção é ter um aparelho para tocar MP3 não
vale a pena, você pode ter um excelente radio que toca MP3 com um terço desse
custo. E provavelmente um player de DVD não deve estar muito fora do que você
quer gastar. Já se você quer apenas se divertir explorando as possibilidades
de ter um computador no carro, ai sim vale a pena.
O meu objetivo é melhorar a interface com o carro e ter mais dados como um
gráfico de consumo de combustível, mesmo porque meu radio já toca MP3. Outra
coisa que acho interessante é que algumas coisas podem ajudar pessoas menos
favorecidas, por exemplo o sistema de comando vocal pode ser uma boa coisa
para um deficiente físico.

> dicas de onde encontrar esse hardware?

Você mora em Sampa? Se sim podemos fazer expedição exploratória rua Santa
Ifigênia, da para encontrar muita coisas úteis lá mas tem que ter tempo e
paciência para encontrar as coisas boas e gastar pouco.

Bom, apesar de usarmos Debian esse assunto é off-topic, se quiser podemos
continuar batendo papo sobre isso em PVT, e aproveito para estender o convite
para outros amigos da lista que estejam interessados em se divertir com isso.

Abraços!

Cesar Gimenes

--

Cordialmente,