DNS client

Oi gente,
Eu tenho uma rede com um servidor ldap que é usado apenas para efetuar login dos usuários. Até aí tudo bem. O que está acontecendo é q qdo um usuário loga em alguma máquina essa começa a fazer queries dns pelo nome do servidor sem parar. Chega a 90 queries por segundo e todas respondidas pelo servidor. Isso tah acabando com minha rede. É algum bug ou coisa do tipo? como faço pra pra ativar o cache do resolver? Detalhe básico, no meu /etc/hosts tem uma entrada pro nome q está sendo procurado toda hora pelo servidor. as consultas são quase todas pelo nome.. algumas procuras são feitas pelo endereço ipv6 q não tenho e umas poucas pelo reverso. As 20 máquinas clientes estão apresentando isso.
O debian é o etch.
Espero q alguém possa me ajudar..
[ ]'s Beto