Samba, OpenLdap ou outros

Pessoal,

   Vou descrever a situação da minha rede e tentar expor o que pretendo
fazer para uma possível migração das máquinas desktop e servidores.
   Temos um servidor w2k como PDC com AD e começamos a colocar algumas
máquinas com linux para futuramente colocarmos todas as máquinas desktop e
se possível todos servidores para linux, então surgiu o problema de usar um
único login para autenticar em qualquer estação seja ela win ou lin. Pensei
em colocar as máquinas linux para autenticar no AD mas como a intenção é
migrar então eu teria dois trabalhos, um de autenticar no AD e outro
futuramente ter que passar a base do AD para um servidor Linux.
    Conheço o samba e o OpenLdap, mas não tão tecnicamente para saber se
seriam a melhor  alternativa para substituir o AD sabendo que talvez
teriamos algumas estações windows na rede por algúns motivos especiais e por
já possuir as licenças, por isso peço ajuda a todos. Gostaria de saber se
existem outras alternativas de Software Livre para resolver tal questão e se
o Samba e/ou OpenLdap já resolveriam o meu problema.
    Preciso de ajuda através de links, tutoriais, dicas, casos de sucesso e
etc...

Obrigado.

Cristiano Silva