Saida do comando dpkg

Ola galera da lista ... Seguinte:

Já quebrei a cabeça mas não encontrei uma opção :

No red hat existe o comando :

rpm -q --quiet nome do pacote-versao

Este comando verifica se um pacote esta instalado através da opção -q e não retorna valor no prompt através da opção --quiet.

Estou tentando migrar isso para o dpkg usando a opção -l . Acontece que o dpkg não aceita eu colocar a opção da versão do pacote.

Ou seja eu executar o comando:

dpkg -l nomedopacote_versao

Preciso no prmpt não seja retornado valor algum pois meu script irá pegar o valor "0" ou "1" na variavel $?.

Alguém sabe como fazer para o dpkg não dar output do comando na tela????? E como faço para que ele aceite o nomedopacote mais a versão?

Agradeço desde já!!!!