Re: Como fazer shell-script?

No dia 22/11/2005 às 17:16,
Fábio Kretzer <owrasor@gmail.com> escreveu:

> Da uma olhada nessa page.
> http://aurelio.net/shell/
> Tem vários tipos de tutoriais para iniciante. Ajuda bastante pra quem está
> apenas começando. Só tem que ser um pouco autodidata. :)

Comprei a apostila (em pdf) do Aurélio, "curso de Programação Profissional
em Shell". Valeu cada centavo, na realidade saiu muito barato mesmo.

NÃO É para iniciantes (não que eu não seja um :), mas fica a dica para quem quiser se
aprofundar no assunto.

Olhe aqui: http://aurelio.net/shell/apostila/

Custa R$ 20,00 e ele reverte o dinheiro para a comunidade.
Nas palavras do próprio Aurélio:

(...)
"Resolvi ligar o modo Papai Noel e aplicar esse dinheiro na comunidade,
premiando os desenvolvedores de Software Livre. A idéia, além de uma
recompensa em dinheiro, é fomentar e incentivar a criação e melhoramento
de Softwares Livres por brasileiros.

É simples, encare as apostilas como um concentrador de renda, que será
canalizada para outras pessoas. O seus 20 reais irão se juntar com
outros 20 reais de outros compradores e eles irão parar na mão de algum
membro da comunidade (ou quem sabe retornar a você mesmo?), atráves de
concursos e premiações que eu vou patrocinar. "
(...)

Tem também, em inglês, o abs-guide.

$ apt-cache show abs-guide
(...)
This tutorial assumes no previous knowledge of scripting or
programming, but progresses rapidly toward an intermediate/advanced
level of instruction ... all the while sneaking in little snippets
of UNIX(R) wisdom and lore. It serves as a textbook, a manual for
self-study, and a reference and source of knowledge on shell
scripting techniques. The exercises and heavily-commented examples
invite active reader participation, under the premise that the
only  way to really learn scripting is to write scripts.

Não cheguei a ler todo o abs-guide, dei uma passada de olhos, mas gostei
do que li.

Um abraço

Leandro
--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

Com seis anos de idade eu queria ser cozinheiro. Aos sete queria ser Napoleão. E minha ambição vem crescendo vertiginosamente desde então!

--Salvador Dali