Criando uma lixeira para o terminal

Eu sempre costumo usar o terminal para ver meus arquivos, listar, mover, apagar, ... mas as vezes eu faço besteira e acabo apagando coisa errada... agora mesmo aconteceu isso.. acabei de apagar varios gigas que eu havia baixado pq digitei um comando errado... resultando na remoçao de todo o diretorio corrente, e nao apenas de um subdiretorio que era o que eu queria..

Enfim, será que tem como criar uma especie de lixeira para o terminal ? Tipo, quando eu apago um arquivo, ele na verdade seria movido para outro lugar, e de tempos em tempos eu checaria esse tal diretorio e apagaria tudo.. assim se eu eveltuamente apagar algo por engano, ele ainda vai estar intacto la em um canto..

Alguma ideia de como fazer isso ?

--
Restos de Nada <mfdavid@gmail.com.br>
Area Livre: http://arealivre.homelinux.org:3000