Informações de hardware

Gostaria de saber o nome de algum utilitário para monitorar e obter informações de hardware. Aproveitando o email eu estou tendo problemas na inicialização do computador com caracteres estranhos no monitor (como se estivessem todas as letras misturadas formando algo ilegível) e quando inicia normal e estou utilizando o computador ele trava. Para resolver o problema desligo o HD da fonte e inicia normal, volto a ligar ele e liga normalmente mas às vezes trava enquanto estou usando, é algo esporádico. Suspeito que é a fonte que não está alimentando direito minha CPU, mas tenho pouca coisa funcionando, alguns dados:

- HD Samsumg 541DX 20GB 5400rpm;
- MB Asus A7n266-VM (Video/som/lan onboard);
- AMD Athlon XP Palomino 1.8;
- 2 pentes de memória genéricos PC2100;
- Gravador CD-RW LG;
- Fonte: pensava que era 400W mas procurei mais informações e quando fui ver para calcular os Watts reais da minha fonte estava lá bem pequeno escrito.... "+5V and +3.3V combined load maximum 185W".

O monitor está ligado direto no estabilizador, sendo que no CPU só estão ligadas as caixas de som e não tem nenhum dispositivo USB ativo. Antigamente eu não podia colocar o meu processador com FSB 133 junto com as memórias 133 também que travava, mas depois que instalei Debian tinha parado de travar então achei que era com o Windows.
Começou a travar depois que troquei meu leitor de CD pelo gravador.

Fiz um teste de consumo médio no site jscustompcs.com <http://www.jscustompcs.com/power_supply/> e o resultado foi: "Your Recommended Minimum Power Supply
is 191 Watts!!*.
Outra coisa, ligar um HD de 80/120GB 7200rpm aqui sem trocar a fonte nem pensar né? Smile

--
Atenciosamente,

Kristopher Murata
Linux User #400573