Re: Recomendação de leitura para os radicais

Uma das coisas maravilhosas do GNU/Linux é a possibilidade de ter
várias distros. No começo, isso pode confundir um pouco as pessoas
mas, assim, temos a liberdade de escolher alguma que melhor se adapte
às minhas necessidades e há um grupo de pessoas trabalhando para
melhorar cada uma delas, mas focado no objetivo de cada uma. Por
exemplo: o Debian se foca na seguranca e em ser 100% livre; o ubuntu
(que deriva do debian) pretende ser uma solução para o Desktop, assim
como o Fedora, o XandrOS. O Gentoo tem por objetivo ser muitissimo
rápido e assim vai. E para quem acha que isso faz com que cada um se
concentre na sua distro e não contribua para as outras, se engana.
Exemplo disso é o APT do debian, que está sendo usado por praticamente
todas as outras distros. O mesmo está acontecendo com o Yast!, do
Suse, que pretende-se portar para outras distros.
Eu, filosoficamente e por maior conhecimento, prefiro o Debian, em
todos os sentidos.
Eu também não gosto muito do Kurumin, mas ele é bastante didático e
ajuda a novos usuário a entenderem melhor mas, na minha opiniao, não
deveria, em hipótese alguma, ser usado em ambiente de produção, seja
pessoal ou empresarial.
Se o kov realmente falou o que o Morimotto falou (nao consegui abrir
os links aqui), e acredito que falou, ele foi um pouco contrário à uma
das idéias do Software Livre.
Ambos, kov e Morimotto estão errados em alguns sentidos: o moritmotto
em defender o sudo e o kov em rejeitar as derivadas do debian e outras
distros. Todas tem as suas vantagens.
O kov, particularmente, é bastante "duro" em suas tomadas de partido,
como, por exemplo, ao falar mal do KDE e defender o Gnome. Eu também
prefiro mil vezes o Gnome, mas devemos respeitar quem prefere o KDE.
Asssim deve ser com todos os outros casos, como as distros, o SO, o
estilo de música, etc. Isso que é liberdade: poder gostar do que
quiser e poder usar isso.
Mas, apesar disso, sou um grande admirador do kov. Ele é uma das
pessoas à qual me espelho para fazer muitas coisas com o SL.
Abraços!