Re: swap é mesmo necessário?

--- Marcos Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br>
escreveu:

> [...]
> Paralelizar vários processos é 'facilmente' feito
> pelo escalonador do
> SO, a custa de locks, semaforos, etc. Paralelizar um
> processo,
> utilizando várias threads é em geral complicado,
> pois afeta diretamente
> o algoritmo escolhido e exige formulação das
> estratégias adequadas.
>
> A minha duvida reside no fato do que é mais fácil de
> acontecer: por dois
> processos pra rodar ao mesmo tempo, ou fatiar um
> processo e colocar as
> threads pra rodar separadas? E em qual caso vc tem

Deixa eu dizer uma coisa, estava lendo essa briga e me
interessei por esse tópico. Não sou nenhum GURU, mas
vou responder: no kernel 2.6 o conceito de thread e
processo foi posto água a baixo. O conseito de thread
é precessos leves. No kernel 2.6 tanto faz um processo
ou um thread. Enquanto que no Windows o SO copia todo
o conteudo do precesso para o filho no Linux não. Por
isso hoje, amanhã e depois o Linux estará anos luz em
relação a isso. O Linux sempre será mais rápido ao
tratar processos. Esta duvidando leia Desenvolvimento
do Kernel do Linux por Robert Love.

> threads gerenciando todo
> conjunto de
> font-server, desktop,
> threads.. entende agora o q

> q a do windows,
> ganho bem maior em
> maquina com windows
> explicacao? :)
>
> Agora tá entendido o seu conceito, só não sei se há
> relação direta com o
> numero de processos (ou threads) rodando com a
> capacidade de
> paralelização como vc assume (e consequente ganho de
> velocidade).

O ganho de capacidade também está na quantidade de
Threads, quanto mais paralelismo mais rapido a
aplicação termina, mas também em como o SO trata o
processo. Como vcs podem ver no Linux são todos
iguais... não existe copia desnecessária. Então quando
se falar de processo e thread são diferentes, pense no
Windows ou outros SO e não no Linux. Para o Linux são
iguais... só que com compartilhamentos.