Re: Trocando servidor Windows para Linux(Sarge)

Boa tarde amigo
Sim, você pode montar este rede totalmente em Linux, apesar de lhe
aconselhar que você execute testes aos poucos e não querer mudar tudo
num final de semana de um dia para outro.
o Debian 3.1 sarge têm todas as ferramentas que tu vai precisar
simplesmente utilizando os recursos do apt-get e obviamente uma lida
nos man dos programas.
Quanto à antivírus, se você for utilizar Linux nas estações também,
você não precisará de antivírus.
hehehehe Quanto à sua última pergunta, ela é meio capciosa, você terá
condições se você se dedicar e ler bastante. A documentação que lhe
sugiro é o foca linux, Tenho certeza que se você se dedicar, ler os 3
níveis, você terá grande parte do caminho andado. Se você manjar de
inglês lhe sugiro uma documentação mais completa ainda que é o
rutebook disponível nos repositórios debian, mas pra iniciar pode ser
o foca linux mesmo.
O que sugeriria para você agora é:
- Instale o Debian 3.1 Sarge em alguma máquina de teste aí da sua rede
e lendo o guia foca ir praticando os comando com os parâmetros e os
serviços do linux.
o site do foca linux é
http://focalinux.cipsga.org.br/

Boa sorte e bom estudo, lhe aviso de antemão que não será difícil,
apenas um pouco trabalhoso, pois você precisará do google nessas horas
de estudo. Os recursos de instalação do apt-get e do dpkg facilitam
bastante a vida na hora de configurar.