Re: [OT] Re: provedores de banda larga

Douglas A. Augusto wrote:
No dia 19/09/2005 às 13:57,
Marcos Vinicius Lazarini <lazarini@nics.unicamp.br> escreveu:

Isso é o que a gente pensa, mas tem que ver o que diz o contrato. Eu não sei como é hoje, mas nos antigos de IP fixo, era proibido compartilhar.

O contrato não é a palavra final. Muitas cláusulas podem ser julgadas
abusivas, e portanto seriam anuladas.

Mas ai vc quer mudar a regra do jogo no meio do campeonato. Tudo bem, pode ser até que você esteja certo, mas quem vai decidir é o juiz do tribunal e não nós. Seria muita coisa já contar com essa mudança...

De qualquer forma, ao menos o contrato do serviço ADSL residencial do
Velox não prevê qualquer cláusula restritiva neste sentido.

Pode ser que nos novos contratos eles pensaram ampliar a rede de usuários, já sabendo que poucos iriam comprar mais de um ADSL por residência

Diferentemente, ao
"compartilhar" a internet, o usuário estaria dividindo o tráfego, isto
é, haveria perda para o próprio assinante.

Perda por que, já que ele não está usando 100% do tempo?

Quem te garante? A não ser que o uso seja não simultâneo. Mas ainda
assim faz parte do plano, isto é, o consumidor ainda continua
respeitando seus x bits por segundo. Aliás, o serviço não é 24h por dia?

Bom, se fosse projetado pra todo mundo ficar ligado 24h por dia faria mais sentido usar IP fixo, não? Eles sabem que a rede não vai ser utilizada em 100% da capacidade 100% do tempo por 100% dos clientes. Enfim... o assunto está se perdendo aqui...

Ou então será que eu também não poderia deixar, por exemplo, meu irmão
usar minha conexão (no meu computador) enquanto eu não estivesse
mexendo?!?

Isso equivale a não deixar outra pessoa assistir a TV a cabo qdo vc não estivesse por perto... sem sentido :-)

Perda sim é para quem oferece o serviço. igual ao caso do médico: vc compra 30 min de consulta médica ou a solução do seu problema?

Geralmente paga-se pela consulta de um paciente, não pelo tempo.

(*) É exatamente isso que eles vendem nos planos de ADSL. Eles vendem um serviço de acesso a internet, e não um produto 'link com a internet 24h/dia de 300 kbps'. Por isso há portas fechadas, por isso há quota, não há garantias de QoS, etc etc

O que você chama de perda é o mesmo que dizer que os supermercados
estariam perdendo se o consumidor em vez de jogar o resto de feijão que
sobrou ele tivesse dado para o vizinho. Oras, sim, pode-se dizer que o
supermercado estaria perdendo, mas isso é forçar a barra.

não sei se é bem essa a analogia, mas como vc gostou do feijão :-)
Eu prefiro pensar no tanto de feijão que um restaurante self-service joga fora ao final do almoço - ou vc acha que eles fazem exatamente a quantia certa? Voce deve dimensionar a sua 'produção' para o mais próximo possivel da demanda - e a sua demanda não pode ser 'duas pessoas comendo pagando apenas uma'.

Isso é bem diferente do contrato de aluguel um link de xxxx kbps, pra voce usar do jeito que voce bem entender.

Por que diferente? Ou então o contrato não é ter um número de bits por
segundo por IP durante 24h por dia?!?

Veja (*)

Então também não poderia fazer um download a x bps durante o dia todo?
Alguns provedores colocam um taxa mensal de download, mas isso
descaracteriza o tipo de serviço que estamos discutindo, ainda que não
haveria restrição (além da perda ao usuário) se compartilhada a conexão.

--
Marcos