Problemas com NVidia e dúvidas sobre SARGE, placas de vídeo e gravadores de dvd

Olá, senhoras e senhores.

Esta é minha segunda participação nesta lista, só que desta vez com uma pergunta (ou várias .. rs)

Tenho um Athlon XP 2200+ com 256MB e Disco de 40GB, placa de vídeo MSI NVidia GeForce 4 MX 440 (AGP 8x) numa placa mãe SOYO Dragon Lite (Via KT333).

Tenho tido vários problemas de travamento do vídeo quando uso os drivers da NVidia (só o mouse funciona, todo o resto trava) no Debian SARGE (Kurumin 5.0 Final drivers 1.0-7167 ). Além dos travamentos intermitentes, a performance do vídeo em jogos 3D (Neverwinter Nights) é sofrível. Há alguma coisa que eu possa fazer para
   1 - Parar os travamentos sem abrir mão da aceleração 3D?
2 - Deixar a performance um pouco melhor, mesmo correndo o risco de travar?

As placas da NVidia são as que conheço a mais tempo e que dão suporte a Linux. Há alguma outra placa recomendada, que tenha bons drivers 3D? As placas mais novas da NVidia também tem esse problema?

Minha outra dúvida é sobre gravadores de DVD. Estou a 12 horas de comprar um gravador de DVD, provavelmente um LG 4165B ide. Há alguma ressalva quanto a esse gravador? O K3B reconhece numa boa?

Aguardo ansioso vossas observações.

Atenciosamente,
Nelinton