Re: OpenMoxis é um kernel para processamento paralelo?

Perfeita a explicação.. Só alguns adendos:

Douglas A. Augusto escreveu:
> No dia 26/10/2005 às 13:37,

> Salvo engano o OpenMosix é um patch para o kernel, tanto para o 2.4 e
> 2.6 (este ainda parece estar imaturo).

O problema com a série 2.6 não é a imaturidade do patch. As rotinas de
migração e balanceamento sairam do kernel e foram para o espaço do
usuário. Só que as ferramentas que deveriam fazer isto ainda não foram
disponibilizadas nem para testes. O patch funciona, mas você tem que
fazer a migração "na mão" :(

Para a versão 2.4, o patch do site openmosix.org (para o 2.4.26) não se
aplica diretamente ao kernel do Debian: deve-se usar o kernel vanilla
(ou sem os patches Debian). As versões de kernel e patch OM tem que ser
as mesmas em todas as máquinas do cluster. Embora não seja obrigatório,
é bom que as máquinas tenham a mesma sub-família de processadores (ou
Pentiums ou AMDs) para que possam usufruir de toda a otimização dos
compiladores.

> Mas o OpenMosix não faz milagres, parece-me que ele apenas migra
> (balanceia) processos *inteiros* para outras máquinas, o que pode
> talvez não atenda-o.

Correto. Apenas vai liberar o desktop principal para tarefas mais nobres
como o Orkut, flash's e sites em Java :)

> Se pretende usar uma programação especificamente paralela (tipo MPI),
> aí sim consegue-se o paralelismo "inter-processo", através da
> programação específica.
>
> Na época em que mexi com MPI, cheguei a instalá-lo (mpich) em minha
> máquina monoprocessada, apenas para simular o comportamento de um
> sistema paralelo. Basicamente instalei os pacotes: mpich-bin,
> libmpich1.0-dev e libmpich1.0c2; fiz também algumas pequenas
> modificações no SSH para não pedir mais senhas.
>
> A instalação em máquinas em rede deve ser semelhante. Instale os
> pacotes e dê uma olhada na documentação.

Se você tem um número razoável de máquinas é possivel aumentar o
desempenho utilizando o MPI e o OpenMosix juntos :)

--
                    Linux User #50500    `-
Prof.Adjunto - Instituto de Física  ---Debian-
Universidade Federal Fluminense     Alpha/i386