Re: Compartilhamento de arquivos

> Alguma sugestão segura (nis)?

Com o NIS você passa a ter um único repositório para os seus
/etc/passwd e /etc/shadow.

Que eu me lembre, o NIS tem problemas com o PAM. Acho que o NIS+
resolve este problema.

BTW, NIS não é seguro. As senhas passam em aberto pela rede.
Dê uma olhada no Securing Debian [Manual||Guide||Howto], pode te dar
uma luz sobre o assunto segurança.

Mas isso pode criar problemas caso você tenha outros unixes na sua
rede que não suportem PAM.

Para exportar os seus compartilhamentos, vc pode usar o nfs mesmo, e
deixa os clientes montarem fazendo com que o autofs pegue os mapas de
montagem a partir do servidor NIS.

Meu conhecimento é apenas teórico, sei que aqui na empresa funciona
assim, com NIS, por causa de uns unixes mais velhos (IBM) que não
suportam PAM.

--
Paulo Marcondes
http://rj.debianbrasil.org