Re: help com o dd, clonando disco

On Fri, 2005-10-21 at 17:45 -0200, Paulo Marcondes wrote:

> O que vc tá descrevendo é um raid nível 0, creio. Só que sem nenhuma
> vantagem do raid e todas as desvantagens.
>
> experimente raid por software, sei que consome bastante CPU.

Sei que parece, mas nao eh.. :)

Com o raid eu nao estaria protegido contra remocoes acidentais, trojans,
e qualquer coisa maliciosa que afetasse o sistema pois seria propagado
para o segundo disco imediatamente.

Com o raid, quando ha uma falha de energia e a maquina congela, ela leva
horas verificando a consistencia de disco e comparando os discos...

Raid eh para casos onde a maquina nao deve parar 1 soh minuto, que
possui um bom nobreak e que possui hotswap nos discos.

E mesmo assim recomenda-se usar outras formas de backup juntamente com
raid para evitar os problemas que citei acima.

No meu caso, se ela ficar 1 dia fora estah ok, desde que nao me de dores
de cabeca e me faca perder tempo instalando um sistema a partir do zero.

Esta maquina eh meu "home-server" ((home == casa) && (home != /home)) :)
Nao tem problema se ficar offline algumas horas.. Ninguem paga para
acessar ela :)

Isso aqui funcionou:
p800:~# dd if=/dev/hda1 of=/dev/hdc1 bs=8M
42+1 records in
42+1 records out
353654784 bytes transferred in 31.003944 seconds (11406768 bytes/sec)

Mas esta particao nao eh estendida. Farei mais testes apos o fim de
semana. Tenho certeza que o problema que citei eh contornavel.

--

[]
JA Tavares