Reconhecer 2GB de RAM

Boa tarde pessoal.

Na empresa onde eu trabalho, usamos um servidor com o Conectiva 10(idéia do meu chefe, nao posso fazer nada), mas que só está reconhecendo 1GB e não está muito legal. Eu sugeri um teste com o Debian, o qual eu já utilizo em casa como desktop.

Alguém sabe me dizer se o Sarge(stable) reconhece uma máquina com 2GB de RAM? Preciso recompilar o kernel? Outra. Qual o kernel recomendado: 2.4 ou 2.6? É um servidor que roda aplicações xHarbour/FlagShip via putty, com mais ou menos 200 acessos concorrentes, processando um grande volume de dados.

Qualquer ajuda ficarei muito grato.

--
Carlos J. Souza
Arapongas - PR