Re: ejetar pelo botão do cdrom

Marcos Lazarini wrote:

> [...]

[ ... ]

> Faça um 'fuser -mv /media/cdrom' e veja qual é o PID de quem é o pilantra
> que está travando tudo. Ele mostra só os seus processos (i.e., as vezes só
> aparece pro root); no meu as vezes fica um maldito 'famd' atravancando
> tudo,
> não sei pq.
> é só dar um /etc/init.d/famd restart que libera e o comando 'eject' rola.

Eu acabei descobrindo sozinho mesmo como isso ocorria com o comando
ps. O que acontece é o seguinte: se eu uso o Kscd para ouvir um CD,
mesmo depois que eu termino de ouvir o CD e retiro o CD do drive, o
Kscd prende o drive de CD-Rom. Aí se eu introduzo um CD de dados,
ele é montado automaticamente, mas eu não consigo ejetar/desmontar,
nem no botão nem na linha de comando, só mesmo como root. Mas agora
eu aprendi, se eu mato o processo do Kscd aí sim eu consigo
ejetar/desmontar como usuário comum mesmo. Eu posso reproduzir o
problema facilmente, acredito que outros também poderão. Fiz isso
agora, veja o que obtenho depois da retirada do CD do drive (note
que não fica nenhum botão do Kscd na barra de tarefas depois):

l@Sedna:~$ ps aux | grep kscd
l         7049  0.2  3.2  31596 16832 ?        S    01:07   0:01 kscd
-caption KsCD -icon kscd -miniicon kscd
l         7101  0.0  0.1   2800   680 pts/1    R+   01:14   0:00 grep kscd

É o processo de PID 7049 que trava tudo. Passei então a usar o
gnome-cd, o fenômeno não ocorre. Seria isto um bug do Kscd?

Obrigado por responder.

Abraços,
Luiz Fernando