Re: swap é mesmo necessário?

O meu problema surgiu quando acrescentei mais 1Gb de memória ram, só que o
meu kernel não reconhecia este 1Gb extra, aí instalei um kernel image que
reconhecia os 2GB de memória que tenho agora, daí quando fui instalar esse
novo kernel, eu peguei o kernel com extensão .smp(para multiprocessador),
então o processador esquentou demais que desligou e o top dele , quando se
colocava dois programas para rodar ao mesmo tempo acusava 98% para um
executavel e 99% para o outro, ou seja, funcionava como se existissem dois
processadores, o que na verdade só existe um ,mas como o kernel era para
.smp ele esquentou o processador. Foi daí que sugiram as sugestões da
necessidade de se criar o swap ou não, pois alguns colegas relacionavan o
problema a falta de swap e outros não e gerou essa discursão toda, foi
quando uma alma abençoada percebeu meu erro e me perguntou , porque que eu
instalei um kernel para multiplataforma se eu só tenho um processador,
então baixei a mesma versão do kernel .smp só que para um processador e
agora está tudo funcionando perfeitamente, mas eu me interessei em criar
uma memória swap como prevenção , só que me enviaram várias dicas, mas
ainda não criei, mas pretendo criar esta swap de 4Gb como segurança, assim
que terminara de rodar os programas que estão trabalhando agora, pois
quando usava o mandrake era muito fácil criar e redimensionar qualquer
partiçaõ após a instalação do sistema era só usar o diskdruid. No debian
eu ainda não sei fazer isso os colegas me enviaram várias dicas , mas
primeiro vou dá uma olhada no guia foca linux para fazer a coisa com
certeza e não fazer besteira.