OpenOfice (writer)

Boa noite a todos !

Estou iniciando o uso do linux, Debian BR-CDD, e estou com algumas
dificuldades (p/ñ dizer muitas....) , mas as que mais me intrigam no
momento são:

    1- O Debian BR-CDD matou meu Windows XP do grub...

    2- Não consigo salvar arquivos anexos do OpenOfice(Writer), que vêm
em formato .DOC. Quero salvá-los em pastas especificas, e dá a seguinte
msg quando tento abrir: " Erro ao carregar o documento
file:///tmp...etc./não existe.

      Eu configurei o OpenOffice, em
Ferramentas/Opçoes/Carregar/Salvar/Geral para Salvar sempre como
Microsoft Word97/2000/XP. Seria isto?

Alguém pode me ajudar a resolver esse trauma ?????

Valeu !  :)D

Henrique