Kernel panic - not syncing: attempted to kill init!

Fiz uma atualização do meu debian unstable a noite, tudo ocorreu
normalmente, então fui dormir; quando fui ligar novamente a maquina no
outro dia recebia isto a certa altura da inicialização:

pivot_root:No surch file or directory
/sbin/init:432:cannot open dev/console: no surch file
Kernel panic - not syncing: attempted to kill init!

Peguei um live-cd aqui e montei a partição /dev e o console está la.
Então fui procurar na net e o erro me reporta ao drive de hd sata,
então pensei comigo:

- Achei o erro!! - Foi então que me dei conta - não tenho hd sata!!!

Alguém poderia me dar um norte??
--
Porque dele, por ele, para ele são todas as coisas;
a Ele a glória eternamente.