Re: [off] OpenVPN e utilização de rotas para estação navegar na web

Em 30/09/05, Jeison Sanches<jeisonsanches@netunix.com.br> escreveu:
> desculpe eu falei besteira.
>  coloque dev ppp0 ( caso sua conexao com a internet seja adsl e seja
> ppp0 a interface.)
> fica assim:
>
> route add -net  172.17.1.0 netmask 255.255.255.0 gw 10.0.0.5 dev ppp0
>

> Abraços
>

> Jeison
>
> Posta ai depois dizendo se deu certo.

Me corrijam se eu estiver errado, mas pelo que vi até agora, o que foi
feito não interfere no acesso a internet. Ah sim... e a rota para a
rede "da VPN" deve apontar para a interface tun e não a ppp0.

Verifique 3 coisas em relação ao acesso a internet:

1) O Firewall consegue navegar normalmente?

2) Encaminhamento de pacotes está habilitado?

# cat /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
O comando acima deve retornar "1". Se retornar "0" é porque está
desabilitado, e para habilitar execute:

# sysctl -w net.ipv4.ip_forward=1

3) Existe pelo menos uma regra de firewall fazendo NAT para o acesso a
Internet? Pois foi mencionado que o firewall estava "totalmente
aberto", e é bem possível que vc tenha dado uma "limpada" geral nas
regras e o NAT foi junto.

Não sei qual é sua rede internet, mas digamos que seja 192.168.0.0/24,
o comando seria:

# iptables -t nat -APOSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Espero ter ajudado.

--
Marcos S. Trazzini => mstrazzini@gmail.com