Re: [FORA DO TÓPICO] AMD64 x P4HT

Em 30/09/05, Márcio de Araújo Benedito<chinabhz@yahoo.com.br> escreveu:
> Estou coma missão de comprar um micro mais parrudo
> para funcionar como servidor de arquivos para
> centralizar o /home dos usuários. Fiz a cotação de uma
> maquina com processador Intel Pentium IV HT, mas num
> dos locais onde cotei o atendente me disse que seria a
> melhor escolha uma máquina baseada no novo AMD 64.
>
> Alguem já fez este comparativo *na prática*? Como está
> o suporte a AMD64 no debian?? Realmente compensa??

Eu já instalei sistemas amd64 com sarge e com etch com algumas
dificulades. O instalador, mesmo no sarge, dava problemas medonhos e
eu tive que prosseguir (dbootstrab por exemplo) "na mão".

Não recomendo servidores AMD64 com Debian para produção, até porque a
arquitetura nem é oficialmente suportada.

Recomendo "e muito" servidores com processadores Intel com tecnologia
HT. Consegue-se um desempenho ótimo com threads simultâneas quase
equivalentes a sistemas SMP "de verdade" por um preço bem mais
acessível.

Se possível, um processador Intel com tecnologia HT e também EM64T
seria desejável nesse cenário, pois leva-se "de brinde" o suporte aos
desejados 64 bits.

--
Marcos S. Trazzini => mstrazzini@gmail.com