xorg, frequencia do monitor, controlador de volume...

Olá a todos acabo de instalar o Etch usando a distribuição netinst.
Segui um procedimento de instalação bem simples:
instalei o sistema básico (sem servidor x)
e depois, por apt instalei o gdm, o gnome e o xorg...

porém, não consigo ajustar a frequencia de varredura do monitor para
valores diferentes de 60hz

mesmo após editar o xorg.conf, ao acessar o gnome a tela fica em 60hz
e nas opções de configuração do gnome só aparece a opção de 60hz. Meu
monitor é um LG FLATRON - T710SH

mais: não consigo (não sei) alterar as configurações de resolução do
GDM, de modo que no momento da instalação botei uma resolução muito
grande e tenho que dar scroll na tela para acessar os botões da parte
inferior da tela. Tentei pelo menu do Gnome alterar as configurações
do GDM, para ao menos botar um tema que não tenha botões na parte
inferior da tela, mas as alterações não surtem efeito.

por último, ao entrar no Gnome, surge uma mensagem de erro indicando
que nenhum controlador de volume foi encontrado. Devo instalar algum
pacote adicional?

abraços e obrigado!

Daniel Clemes Külkamp