[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: RES: Bind



Marcelo Magno wrote:
Presados,
Olhando mais a fundo o fato, descobri o seguinte documento  http://lists.debian.org/debian-user/2005/08/msg02136.html que fala sobre um problema na versao 9.2.4, que tornam as consultas mais lentas mesmo por causa da resolucao de IPv4 e IPv6. Nessa thread fala que basta adicionar  -4 ao /etc/defaults/bind9, para desabilitar o uso do IPv6. Infelizmente essa feature somente eh possivel para versoes a partir da 9.2.5, alias, parece que quem botou a ultima 9.3.1 encontrou mais algumas dificuldades novas.

Peco aos amigos uma ajuda para me dar as direcoes de qual seria a melhor maneira de fazer esse update para a versao 9.2.5 pois ainda não domino as tecnologias apt-get, aptitude, synaptic. Agora a pouco eu estava tentando colocar uns repositorios passados aqui mesmo na lista, mas não estou tendo sucesso.

Preciso resolver esse servidor logo, por isso peco a ajuda de voces, resolvendo esse caso, vou comecar a estudar as formas como o debian disponibiliza suas atualizacoes e pacotes.

Pra isso pergunto: Qual ferramenta devo usar ? Como descobrir em que repositorio eu consigo esse pacote que que preciso nessa versao?

Grato pela ajuda,
Marcelo Magno

-----Mensagem original-----
De: Marcelo Magno [mailto:mmagno@blumar.com.br] Enviada em: quinta-feira, 22 de setembro de 2005 16:08
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Bind

	Ola a todos,

	Peço desde já compreensão de todos caso eu fale alguma besteira, mas adianto que tenho pouco conhecimento de Debian, pois comecei a usa-lo faz pouco tempo, venho da familia red hat e onde jah configurei alguns sistemas, apesar de não terem sido muitos.

	Instalei uma maquina Debian Sarge usando opçoes default, em um p3 1000 com 512 mb e hd de 40 gb usando 1 partição usando reiserfs e outra pra o swap.

	Estou tentando configurar o Bind 9.2.4, migrando uma configuração que eu tenho em um fedora core 2, que esta com a versao 9.2.3 do bind, pois preciso trocar os servidores.

	Fui lendo o manual (usr/share/doc) e me baseando nele pois lembro que da outra vez eu tomei surra por conta da geracao da chave do rndc, mas dessa vez aparentemente esta tudo ok, tanto que olhando em /var/log/daemon.log eu vejo o named subir direitinho como vcs podem ver no log abaixo, caso tivesse algum problema com a chave do rndc, teria algumas entradas nesse log dizendo que o rndc não consegue falar com o bind, mas não é esse o caso. (Notem que eu estou fazendo um dns para uma rede windows, por isso o allow update para o AD, não se liguem nisso, desde a outra maquina que estava assim ele dava essas msgs mais funcionava.)

	Pensei que fosse alguma coisa com relação a permissoes, mas o usuário bind tem permissão de leitura onde tem que ter (nos arquivos de conviguracao em /etc/bind) e permissões de escrita e leitura em /var/cache/bind/

	O Problema é que ele esta demorando para resolver endereços para zonas para os quais ele eh autoridade do dominio e não esta resolvendo nada externamente (um google.com por exemplo), apesar de eu conseguir dar um telnet no servidor na porta 53 (não tem fire impedindo isso) e conseguir resolver nomes na rua, pois o firewall externo trata as requisicoes partindo de detro de forma a permitir isso. Rodando o Tcp Dump no firewall tb não vejo requests chegando lá no servidor vindos do servidor dns.

	Um erro que eu tenho visto nos logs eh "too many timeouts, disabling EDNS0", nas consultas do google, não me deram um glimpse do que esta acontecendo...

	Se alguem tiver alguma ideia que puder me dar uma luz, fico grato...

	Vou comecar a checar os faqs do ISC pra ver se eu acho alguma coisa, mas decidi pedir a ajuda de voces antes.

	Abs
	MMAGNO
[...

Amigo, não entendi bem pra que voce vai usar o bind, mas conforme o caso, eu sugiro utilizar um programa mais simples - dnsmasq. Ele é apenas um cache de DNS, e funciona muito bem pra resolução interna de nomes. Funciona sem dores-de-cabeça.

outra coisa, para procurar programas em repositórios debian, utilize o www.apt-get.org

--
Marcos



Reply to: