Xfree ou X.org?

Bom dia a todos da lista.

Tenho visto muitas pessoas comentando sobre as caracteristicas do X.org e dando uma olhada por aí ele realmente parece ter uns efeitos muito bons. As minhas dúvidas são as seguintes:
 O X.org realmnete É melhor que o Xfree?
 Ele é mais rapido?
 Mais customizavel?
 Simplesmente trocar um por outro terá melhorias?
 Se eu quiser trocar o Xfree no Debian por X.org existe algum aptitude magico para isso?
 E por fim, alguem sabe sobre o suporte à Radeon 8500 no X.org? Ja da para jogar?

Obrigado pela atenção.

André Ribas