Dúvida sobre versões...

Boa tarde,
Gostaria de opinião dos colegas de lista sobre as versões do Debian.
Estava usando outra distribuição que tem um modelo de versões
diferente, então fico na dúvida.
Para servidores sempre é recomendável o "Stable", certo?

O "Testing" não é romendado porque, se tem as mesmas versões dos
pacotes de outras, gostaria de um esclarecimento melhor sobre isso.

Outra ponto seria a manutenção da versão Stable, por exemplo tenho um
servidor rodadando com o 3.1r0a, pra deixar ele sempre atualizado devo
fazer o apt-get pra isso? e quando eu for atualizar no futuro, terei
que reinstalar tudo ou tem como fazer um ugrade sem maiores problemas?

Muito obrigado...

Tomas Waldow