script de monitoramento

Pessoal estou desenvolvendo um script para monitoramento dos servidores da empresa onde trabalho.

A idéia do script é testar a conexão de rede dos servers, caso algum deles não responda ao teste o script deve fazer uma ligação telefonica para um número específico e executar um arquivo de som (o arquivo tem gravado o nome do host que não responde).

Daí, quero saber de vocês, qual o modem mais indicado para instalar no server. Não tenho preferência por modem externo ou interno, quero apenas que seja uma solução barata e não difícil de configurar, tenho péssimas experiências com modems no Linux.

Além disso, qual seria o melhor programa para eu fazer essa ligação e qual a melhor forma de executar o arquivo de som?

Obrigado a todos!

[]'s
chomod000
Linux User #291033