Re: Pendrive e autenticação em NT

Em 21/09/05, aolinto_linux@bignet.com.br<aolinto_linux@bignet.com.br> escreveu:
> Olá a todos, primeiro gostaria de me apresentar.

Olá, seja bem vindo.

> [...]
> anteontem, pela rede, o Debian. Agora tenho o Fedora em casa e o Debian no trabalho.
>
> Aqui no Instituto de Pesca, onde trabalho, temos um curso de mestrado e eu
> gostaria de começar a divulgar o Linux ... mas antes tenho que aprender a usar!
>
> Lamentavelmente não conheço ninguém próximo que utilize o Linux, por isso achei
> que seria bom entrar para uma lista.
>
> Minha máquina aqui no trabalho é um Pentium III 1.1, 256 mb RAM, com placa ASUS
> e Intel 810 Series Chipset.
>
> Tenho duas dúvidas:
> 1) Como fazer para que o Debian reconheça meu pendrive LG 256mb?

Essa eu não sei...
tente verificar se vc tem o hotplug.

em um terminal digite
#lsusb

para ver se o sistema detectou sua pen.

depois vc precisará montar

#man mount
pode te ajudar melhor.

mas tem gente aki que faz isso direto e pode ajudar melhor...

> 2) Aqui no trabalho há uma rede windows e um servidor NT. A conecção entre os
> computadores, para compartilhamento de documentos, e com a internet é
> independente do servidor. Este funciona mais como um armário onde cada um tem
> uma caixa. Consigo navegar pela internet, ver toda a rede interna, entrar nos
> outros computadores que rodam Windows 98 e XP mas, embora veja o servidor NT,
> não consigo entrar nele. O que posso fazer?

vc deve estar usando o GNOME, se estiver vc pode montar o
compartilhamento do servidor ou até mesmo logar no domínio NT.

tem um tutorialzinho onde documentei minha experiência:

http://e-gui.homelinux.org/Samba_AD.html

e nas faq do br-cdd tem como montar o compartilhamento

http://cdd.debian-br.org/project/wiki/faq

> Com o Fedora eu acessava o pendrive automaticamente e entrava no servidor,
> bastanto apenas dar o nome e a senha. Já li sobre as diferenças entre as duas
> distribuições e, embora pareça ser um pouco mais difícil, gostaria de investir
> no Debian.
>
> Obrigado,

boa sorte,