Re: dúvidas sobre init

Em Qua 14 Set 2005 21:30, Fabio Guerrazzi escreveu:
> O Debian por padrão boota em init2 com interface gráfica e wm gnome.
>
> Pergunta 1: Qual a maneira correta de se matar o X e ficar só na interface
> texto?

Para uma única sessão, basta você parar o serviço responsável por manter o X
rodando, {k|x|g}dm. Para isso, use o comando:

/etc/init.d/kdm stop

Se você quiser que o kdm não inicie no boot, você deve alterar os links
simbólicos nos diretórios /etc/rc?.d/ , onde d=2-5. Para isso, use o comando
update-rc.d (veja a página de manual primeiro). Existem outros sistemas para
gerenciar o boot, através de um único arquivo de configuração, mas eu não
utilizo e não sei dar maiores informações.

> Pergunta2: Como criar uma entrada no /boot/grub/menu.lst para dar boot na
> interface texto, sem X?

Basta você retirar o {k|x|g}dm da inicialização com o update-rc.d, e colocar,
após o nome do kernel, o número correspondente ao runlevel no qual você quer
iniciar.

[]s,

tiago.