Repositório local

Olá pessoal,
Recentemente li um artigo de como montar um repositório apt na LAN através de compartilhamento NFS, achei muito interessante e vou querer implementar, mas gostaria de saber se há uma outra alternativa pra fazer isso além do NFS, algo como fazer isso através de um endereço http que aponte pro meu servidor ou até mesmo um ftp. Sei que deve ser possível, mas não sei como fazê-lo. Alguém pode recomendar alguma coisa que eu possa ler pra saber como fazer?

Grato