erro grub/hd

Olá pessoal, fui intalar o Debian em uma máquina na universidade ontem
(será um servidor p/ testes e também uma estação de trabalho com o
servidor X), tudo beleza como costuma ser, até o momento que o sistema
foi reiniciado p/ dar boot pela primeira vez no sistema, simplesmente
dá um erro do grub (error 16) que nas minhas pesquisas na internet
achei ->

16 : Inconsistent filesystem structure
This error is returned by the filesystem code to denote an internal
error caused by the sanity checks of the filesystem structure on disk
not matching what it expects. This is usually caused by a corrupt
filesystem or bugs in the code handling it in GRUB.

* Estrutura do sistema de arquivos inconsistente*

porém, achei que teria ocorrido algo de errado na instalação, pois
como essa primeira parte é muito rápida, repeti o processo
desmanchando todas as partições e criando novas partições e formatando
as mesmas, até aí tudo tranqüilo, mas quando o sistema foi reiniciado
aconteceu a mesma coisa GRUB ERROR 16.

Na primeira formatação usei REISER, foi quando apareceu o erro pela
primeira vez, depois já em fase de experimento usei EXT3, e com ambos
sistemas de arquivos aconteu o erro.

O que pode estar ocorrendo, visto que as partições foram destruídas
(por mim), recriadas e formatadas, tudo ocorrendo de forma
aparentemente correta em cada um dos processos de instalação?

Poderá ser um erro no disco rígido (talvez eu não tenha interpretado
corretamente o significado do erro)? Será que o disco necessita de uma
formatação de mais baixo nível para que sejam corrigidos esses
problemas estruturais? Alguma sugestão de resolução do problema?

Eu nunca tinha passado por esse tipo de problema, talvez seja simples
de ser resolvido, mas até então não achei nada que possa me ajudar a
corrigir isso.

Acho que ele não está achando os arquivos "stages" para efetuar o
boot, mas como a isntação do grub foi efetuada com sucesso, não sei o
que pode estar ocorrendo, mas deixando de blablablás, fico no aguardo
de ulguma sugestão de vocês.

Abraços e bom trabalho a todos.

--
Enviado por Moisés Jardim Pinheiro