openoffice basic - macros

Olá!

Alguém conhece algum bom guia para o openoffice basic? Gostaria de conseguir
fazer algumas macros rápidas, coisas simples, mas estou completamente
perdido. Peguei, no site da sun (http://docs.sun.com/app/docs/coll/so7en), o
guia para o staroffice 7.0, mas vários dos exemplos não funcionam no meu
openoffice, e não sei se deveriam ser compatíveis.

Já olhei a referência da API do openoffice, mas é muito complexa para mim -
não entendo nada. Peguei ainda os exemplos de http://www.pitonyak.org/book/
e de http://www.ooomacros.org/ , mas precisaria de alguma introdução um pouco
mais sistemática antes de sair lendo código.

De fato, o que preciso é algo bem prático, para fazer macros realmente curtas.
Só para dar um exemplo, o que me motivou para (re)começar essa busca hoje foi
a necessidade de uma função que me permitisse copiar um parágrafo (onde o
cursor está) e colocar a cópia, abaixo, em outra cor. E depois de três horas
de busca pela internet não consegui, e venho à lista tentar mais uma
ajudinha...

[]s,

tiago.