velocidade acelerada nos mp3

Olá, pessoal:

Tenho uma dificuldade na reprodução dos meus mp3 e penso que se trata de um
problema de configuração no meu Debian. Meus arquivos rodam perfeitamente bem
em diversas máquinas Windows, em hd ou CD, mas quando tento utilizá-los no
Linux, a velocidade de reprodução fica sutilmente acelerada. Já testei com o
xmms, com o mpg321, com o plaympeg, xplayer (alguns usando bibliotecas de áudio
diferentes de outros), mas os sintomas seguem idênticos.

É certo que isto não é um problema novo, mas minhas buscas nos históricos na
lista, no LinuxDocProject, no Debian.org, no site da Alsa, no Guia do Hardware
e no Google não me levaram a nada conclusivo. Possivelmente por não escolher os
termos adequados nas buscas - até por desconhecer a origem do problema.
Desconfio, contudo, que tem alguma relação com a taxa de amostragem dos
arquivos. Pelo que observei, eles seguem o padrão, ou seja, 128 kbps, 44.100
Hz, 16 bits e estéreo.

Se alguém puder me dar algum alento...
Grato a todos.
Abraços,