DUVIDA do CBQ

AE Pessoal,
Alguém pode me ajudar estou com problema serio ehehehe

Ae Galera,

estou com o seguinte problema:

Tenho 3 redes e um Proxy, olha soh...

Rede 1 ( IP: 10.0.0.0/16 ) - 5 Maquinas
Rede 2 ( IP: 10.1.0.0/16 ) - 150 Máquinas
Rede 3 ( IP: 10.2.0.0/16 ) - 500 Máquinas

e Também Acesso Externo aos meu servidores ( Rede Válida )

Tenho 1 link de 1Mb com a embratel e tb algumas considerações:
- TODAS as Maquinas da Rede 2 e 3  acessam a Rede 1
   Sendo:
                - Rede 3 Acessa as maquinas somente via porta 80.
                - Rede 2 Qualquer protocolo.

- ALGUMAS maquinas da Rede 1 acessam a rede 2(TODOS OS PROTOCOLOS).
- ALGUMAS maquinas da Rede 2 acessam a rede 3(TODOS OS PROTOCOLOS).

Gostaria de saber o melhor jeito de nao deixar a internet lenta nas estações das Redes 1 e 2 e tb o acesso das redes nao ficarem lentos... como devo fazer as contas ?? Agora qto ao acesso externo, é outro firewall, que roteia os pacotes. Entao nessa maquina (PROXY) que estou implementando o CBQ, as redes 3 e 2  estao atras dela, sendo que eu filtrando o acesso a internet, automaticamente ficará mais rapido o acesso ao site da instituicao.

Lembrando que o interessante é se uma maquina estiver sozinha na rede assume o controle total da banda, se tiver 2 divide e assim por diante... alguém pode me ajudar???