risco permanente tela notebook compaq - off-topic

Olá pessoal, um colega de trabalho me mostrou o notebook compaq dele,
e me mostrou um risco que fica permanete na tela, uma linha-reta
vertical na parte direita da tela, fiz alguns testes, quando coloco de
cor de fundo da área de trabalho fica um risco azul, coloquei amarelo
e fica um risco branco, mas quando é colocado um fundo branco
simplesmente o risco desaparece, com fundos escuros fica o risco
azulado, já com branco desaparece.

O que vocês acham que pode ser isso? Será que a tela sofreu alguma danificação?

O cara usa a m#@!$% do XP Home, sei que não deveria estar postando
aqui, mas se alguém já passou por algum problema assim, se puder me
passar alguma informação, ficareia gradecido.

Obs.: Vou dar boot com um livecd do knoppix ou ubuntu pra ver se isso
segue (já deveria ter feito isso, mas não tenho nem um cd aqui comigo)
- diz ele que o irmão dele forçou tentando abrir a tela, mas não sei
se isso pode causar tal problema. A priori o problema é no hardware,
mas ainda não sei.

Desde já, agradeço a atenção.

Abraços e bom trabalho a todos.

--