Re: memória

Adriano Brand wrote:
> Tenho uma maquina com debian  256MbRAM e outra c/ ubuntu 128MbRAM tanto
uma quantop a outra, se eu der um init 1, para entrar em single, após
dar um free ele mostra que tá sendo usado metade da Ram.
> Eu preciso rodar um script que vai exigir muito da maquina por isso
quero roda-lo em init 1.
> agradeço qualquer informação.
> Ps: o amado google não me disse nada.

Essa é uma duvida conceitual, por isso é mais dificil achar.
E pelo jeito vc nem tentou rodar seu script.

Numa explicação bem por cima:
rode o free assim 'free -o -t'
Na coluna "total" vc tem o total de memória disponível pro sistema, dividido
em RAM e SWAP. Em geral, não se quer usar SWAP, mas nem sempre é possivel.

Pra saber qto de RAM pode ser utilizado nesse momento (com nenhum impacto no
SWAP), faça uma continha. Pegue o valor da coluna 'free' da linha 'Mem' e
some com o que tiver na coluna 'cached' da linha 'Mem'. Isso é qto vc tem
disponível instantaneamente. Qualquer valor maior que isso irá obrigar a
ocorrencia de SWAP, e páginas da memória irão fatalmente parar no SWAP em
disco.

Respondendo a sua pergunta: acho besteira rodar qquer scrip em init 1. Se
quiser liberar o máximo de memória, veja os processos com 'ps aux'. Há uma

coluna chamada '%MEM', veja quem está gastando mais memória e pare o serviço
se for o caso (/etc/init.d/xxxx stop)

> --
> Adriano Brand
> Tecnico em Eletronica
>
> Você pode não ter uma pergunta, mas o Google tem a resposta.

Humm, o problema é a pergunta entao! :-)

--
Marcos