Impressora e USB

Olá pessoal,

Um amigo está pra comprar uma impressora laser HP, e está em dúvida em relação a dois modelos: Lasejet 1020 e Laserjet 1022.

No http://hpinkjet.sourceforge.net/index.php eles dizem nao fornecer suporte oficial a 1020. Fui verificar linuxprinting.org e lá tem uma gambi www.linuxprinting.org/show_printer.cgi?recnum=HP-LaserJet_1020

Já a 1022 tem suporte oficial, mas no linuxprinting reclamam de vários problemas com USB e falta de papel
http://www.linuxprinting.org/show_printer.cgi?recnum=HP-LaserJet_1022

Alguem aqui da lista conhece alguma das máquinas e poderia fazer algum comentário a respeito da escolhar? Estou tentendo a sugerir a 1022, mas não queria mais encrenca com ela...

Outra dúvida: tem como saber se a USB do meu micro é 2.0, sem fazer um teste de transferência?

Obrigado,
Marcos Lazarini