[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Remasterizar o Debian



Marcos Vinicius Lazarini wrote:
unholycurse wrote:

Falando no dd, tive um probleminha

usei o dd e meu hd origem tinha 40GB, meu HD destino tinha 80GB
bem, meu hd de 80GB virou um de 40 GB!

tem como reverter?



Vários métodos foram dados nessa thread mesmo, e o DD realmente é o ultimo deles. Use o tar, rsync, cp, etc etc e faça de novo.



Eu gosto desse tópico que tinha no FAQ Debian antigo:


Q: Is there anyway to convert a ext2 filesystem to reiserfs w/o loosing data?
A: back up the data, make the new fs, restore the data


heheheheeh


Exato.
A diferença está na "filosofia" da coisa.
O dd vai fazer um espelho fiel das partições. Se for com dois hds iguais, beleza, porém, mesmo assim, nem sempre é u processo rápido.

Já soluções como o partimage trabalham de outra forma. Ele entende os sistemas de arquivos, faz um backup desses arquivos, guarda informações dos tamanhos das partições. Na hora de restaurar, faz o processo inverso, recriando as partições, recriando os file-systems, e copiando os arquivos novamente. Nesse processo, ganha-se a flexibilidade de alterar tamanhos das partições e etc. Além disso, a partir de certo tamanho, isso é mais rápido do que a cópia feita via dd.

E nada impede que você faça as coisas "na mão grande", por exemplo, bootando a máquina com um CD de recuperação, criar as partições, subir a rede, fazer um rsync/tar/scp para a outra máquina e etc...

Aliás o rsync é uma ferramenta muito boa para esse tipo de coisa.
Um exemplo, de um lugar onde trabalhei: o pessoal do comercial tinha seus notebooks, mas de tempos em tempos era desejável fazer um backup dos dados do home para o servidor. Um scriptzinho com rsync resolvia beleza, com a vantagem de ser mais rápido que uma cópia "pura", já que o rsync transfere apenas o que teve alteração em relação ao último backup.

Usar GNU/Linux é muito legal justamente por causa dessa característica. Existe sempre mais de uma maneira de resolver os problemas, o limite é o seu conhecimento e vontade de aprender e pesquisar.

[]s
Marcelo Beckmann




Reply to: